Biografia Nerd #6: Optimus Prime


Personagem marcante em uma das franquias mais rentáveis dos últimos tempos, o homenageado de hoje tem presença aqui no Universo Leitura com sua história de origem, e como sua posição de líder, bem como seus atributos, o fazem ser adorado pelos o que apreciam a cultura nerd. Sendo um robô, é lógico pensar o porque de ser tão cultuado por fãs do mundo inteiro (afinal, qual nerd não gosta de robôs!?). Ele que já estrelou séries animadas e filmes live-action é a principal estrela de todo o espetáculo explosivo que envolve a franquia. Sem mais delongas, vamos à sua biografia:

Nome: Optimus Prime
Origem: Cybertron
Licenciador: Hasbro

O começo e passagem pelos quadrinhos da Marvel.



Optimus iniciou suas aventuras como líder dos Autobots nas HQs da Marvel Comics, na mesma época em que a linha de brinquedos da japonesa Takara foi adaptada pela Hasbro, mais especificamente em 1984. Durante esta parceria, foram criadas séries de quadrinhos e de animações. No Brasil nos anos 80, ficou conhecido por ser chamado de "Líder Optimus" na série animada e "Supremus Absolutus" nas HQs - assim como nas versões animadas posteriores da G1, o nome original foi utilizado até a edição nº06 da Transformers Especial.
A passagem de Optimus e sua turma de robozões pela Marvel Comics durou de 1984 à 1983, em 80 edições. Já no Brasil, ainda nos quadrinhos, esteve presente nas revistas lançadas pela Editora Globo e Rio Gráfica, e mais recentemente pela editora Panini. Também esteve presente nos mangás, publicados desde 1984.

Características e habilidades. 



Optimus pode ser definido não só como um líder benevolente, mais também como um exímio estrategista de grande importância para a equipe. Capaz de sacrificar-se para salvar a vida de qualquer um de seus companheiros ou de qualquer outro ser vivo, Optimus tem em grande destaque sua maneira invejável de liderar, sendo até mesmo melhor do que Megatron neste quesito (em outros também, claro) quando se trata de trabalho em equipe. Sua principal arma de seu arsenal é um rifle laser. Outra arma que utiliza é seu canhão que fica em sua carroceria. Nas versões que vieram em seguida a carroceria de Optimus passou a ser parte dele em combates, o tornando maior e mais forte.


Morte no filme animado de 1986.

No filme animado de 1986, Optimus ficou ferido em uma batalha, não resiste e acaba morrendo, passando a Matriz para Ultra Magnus. Confira no vídeo abaixo o grande momento:


Na TV.



Na primeira série animada dos Transformers, intitulada Generation 1, de 1986, Optimus se transformava em um caminhão Freightliner Cab-over-engine Class 8 vermelho e azul. Carregava um trailer na sua forma veículo, mas que desaparecia quando se transformava em robô, e dentro deste guardava um pequeno veículo chamado Roller. Sucessor de Sentinel Prime e antecessor de Rodimus Prime, na linhagem dos Primes, Optimus honrou o legado de seus antepassados. Era chamado de Onion Pax em tempos passados, e até tinha uma namorada chamada Ariel, porém, os dois foram gravemente feridos, mas foram reconstruídos por Alpha Trion em seguida. A guerra entre Autobots e Decepticons havia se iniciado, e Optimus havia se tornado líder para enfrenta-los, usando seu canhão de íons e machado de energon.

Também estrelou a versão em anime, chamada A Nova Geração (Robots In Disguise). Esta teve sua exibição no Brasil através da Rede Globo. Na trilogia Unicron (Armada, Energon e Cybertron) Optimus tinha a habilidade de combinar-se com seu trailer, transformando-se em um caminhão diferente em cada série.

Teve grande participação nas duas animações mais recentes, "Transformers Animated" e "Transformers Prime", sendo a última exibida no Cartoon Network.

Nos cinemas.



Como a maioria já sabe, Optimus foi a grande atração de quatro filmes em live action, dirigidos por Michael Bay. Nestes, sempre ao final, profere frases bem interessantes. No primeiro, vemos o líder Autobot em busca de evitar um desastre devido ao Allspark, que não deveria cair em mãos erradas. No segundo, Optimus, estranhamente, adquiriu uma personalidade mais agressiva, tendo matado sem dó e sem piedade seu grande oponente no filme. Já no terceiro, Optimus mantém a agressividade do segundo filme e dilacera seus inimigos sem nenhum arrependimento. No quarto seu visual está mais "limpo" e parece estar mais forte do que nos anteriores (na verdade ainda não vi esse :P).


Sendo assim, Optimus Prime figura entre os robôs mais adorados da cultura nerd e sua liderança e imponência viraram suas principais marcas registradas.


Gostou do post? Comente e compartilhe no G+

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball