Meus 5 melhores contos


E finalmente entrego ao blog a (não) tão tardia lista com os cinco melhores contos já escritos e publicados neste espaço. Só deixando claro que aqui não se incluem os contos pertencentes às séries Nem Tudo É O Que Parece e Contos do Corvo. Quanto a isso, posso até, talvez, um dia, redigir uma lista de melhores para ambas, mas tende a esperar. "Ah, Lucas, você só anda fazendo lista de 5 isso, 5 aquilo... porque não 10 logo?". Não tem nada demais nisso, afinal o blog só tem 2 anos (quase 3) de existência, e o número de histórias publicadas neste período não é o bastante para fazer seleções que caibam em 10 posições, não porque são poucos (e não são), mas pelo fato de realmente saber determinar se aqueles contos são mesmo dignos de estarem incluídos, então é um pouco difícil nesse caso. Sendo assim, por enquanto pode-se dizer que esta é uma lista preliminar - pois certamente tentarei fazer mais contos que se igualem aos citados abaixo em serem marcantes. A proposta consiste em destacar aqueles contos que mais marcaram de alguma forma minha jornada como escritor-blogueiro nos últimos 2 anos e que proporcionaram um upgrade no meu estilo de escrita. São obras com as quais mantenho uma forte adoração pelos resultados terem sido inesperadamente satisfatórios, em vista do meu esforço. No mais, fiz o melhor que pude.

OBS¹: Os itens estão em ordem decrescente, o que significa que é uma espécie de pódio.

OBS²: Os contos listados não necessariamente são todos de terror, ainda que seja um gênero no qual costumo apostar na maioria das vezes por questão de gosto mesmo. É uma lista dos melhores, não dos mais assustadores.

Confira:


5 - O Ceifador (2013)

Publicado, primeiramente, no site Minilua.com no ano supracitado, na série "Contos Minilua" (cujo tema majoritário era o terror), o conto inicialmente foi pensado como uma trama fechada num só texto. No entanto, a primeira parte enrolou um pouco para chegar ao seu núcleo definitivo, restando como única saída a transformação do conto em uma trilogia (automaticamente tornando-o uma saga). A história narra a aventura de quatro jovens que invadem um cemitério no meio da noite para jogarem uma brincadeira sinistra, mas, ao passo em que o ambiente vai despertando a curiosidade deles, uma ameaça vinda do além espreita nas sombras na forma de um homem esguio, alto, vestindo um manto negro e portando uma foice de lâmina curva e cabo enorme. A cada vez que os mistérios vão sendo desvendados, o caso toma uma gravidade tão séria que passa ser basicamente uma missão para proteger o mundo.

Para acompanhar a trilogia inteira, aqui estão os links:

Parte 1:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/06/o-ceifador_17.html

Parte 2:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/06/o-ceifador-parte-2.html

Parte 3:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/08/o-ceifador-parte-3.html

O Ceifador gerou um spin-off, A Trindade do Apocalipse (acessível pela categoria homônima e/ou pela página Biblioteca) que é nada mais nada menos que a sequência dos eventos da primeira trilogia, uma história paralela aos eventos do spin-off e brevemente ganhará uma série de capítulos especiais focados nas origens de alguns personagens.


4 - Ordens do Ted (2014)

A história do ursinho endemoniado/psicopata/serial killer me marcou de modo inesquecível. O primeiro conto da saga foi publicado em Agosto de 2014 em um domingo. Uma trama simples e despretensiosa que acompanhava um garoto chamado Max que ganha um urso de pelúcia preto no seu aniversário, mas que, ao longo de suas férias, passa a fazer coisas atípicas e bizarras e o mesmo usa Ted como desculpa para sua mãe, alegando que o urso lhe mandou fazer todas aquelas coisas. Acho interessante a conversão que a história sofre após Max receber Ted em sua vida. Passa lentamente de uma calma e simples trama de um menino comemorando seu aniversário com os pais e amigos para uma trama sangrenta carregada de tensão, mistério e desespero.

Para ler o conto, eis aqui o link:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/08/ordens-do-ted.html

As aventuras sanguinárias do ursinho continuaram em um conto chamado "O Regresso de Ted", publicado em Março de 2015. Antes disso surgiu o prelúdio chamado "A Coleção" e, no seguinte, pouco antes da sequência, veio a história paralela ao primeiro conto "Desventuras e Bruxarias". A terceira e última parte da saga ainda aguarda conclusão.


3 - A Violinista Mascarada (2016)

O conto, na verdade, teria sua publicação realizada em 2014 e finalizaria a segunda leva de one-shots. Passou-se um tempo de pura enrolação e até relutância em escreve-lo, mas finalmente a coisa engrenou em Julho deste ano e pude por a mão na massa com o material que eu tanto preservei na mente, mas é assim mesmo, antes atrasado do que nunca feito. Por que ela merece este terceiro lugar? Bem, dentre os muitos pontos fortes que posso destacar aqui está no formato narrativo, o qual é único ao ter se utilizado de uma narração em primeira pessoa que reúne depoimentos dos principais personagens. Nunca antes eu tinha feito algo do tipo e fiquei deveras satisfeito por ter dado tão certo, o processo em si foi pura tranquilidade e no final o resultado me foi até melhor do que anterior e inicialmente planejava quanto ao rumo. Na história, um policial interroga quatro jovens tidos como principais suspeitos do desaparecimento de Vicky Hattori, uma brilhante universitária e amiga próxima deles. Cada um dos relatos faz despertar uma ponta de suspeita sobre quem de fato se envolveu criminalmente no caso. O conto se divide entre a narração inicial do policial, os quatro relatos e a narração final dele.

Para conferi-lo, basta clicar no link abaixo:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/07/a-violinista-mascarada.html

A história tornou-se uma saga ao ganhar uma minissérie de 16 capítulos que serve como prelúdio para ela. Neste caso em especial, se faz bastante necessário que o leitor veja primeiramente o conto para em seguida acompanhar a minissérie pois é onde boa parte da origem do mistério é desdobrado e fazer o inverso seria bem menos emocionante e não tem a mínima graça.


2 - Rostos Falsos (2014)

O segundo lugar vai para esta obra lindamente idealizada e um dos meus contos favoritos porque trata de um tema real e muito corriqueiro na sociedade mesclado com uma atmosfera sobrenatural que se revela por inteiro no clímax. A falsidade descarada aliada a uma aparente maldição paranormal. Rostos Falsos destrincha uma crítica social que vai adquirindo contornos mais densos a medida que a história avança até culminar numa revelação impactante. A proposta do conto mira exatamente na superficialidade e superfluidade de uma sociedade materialista e hipócrita, que valoriza sempre o ter e o ser numa visão um tanto quanto soberba. Ter mais dinheiro, ter mais status, ser mais bonito, ser mais famoso... Ter mais e ser mais em praticamente tudo! Na história, Elizabeth é filha de um prefeito que organiza um baile de máscaras para a elite e, cansada de tanta arrogância e falsidade dos "amigos" da família, resolve ir a festa sem máscara, convencida de que pode ser diferente em desafiar os valores egoístas daquela gente e que as regras impostas na ocasião não se aplicam a ela, provando que é possível sim não ser um "maria-vai-com-as-outras" no meio de uma multidão de mascarados (literal e metaforicamente). Quando ela faz um pedido que pega todos de surpresa, algo chocante se revela para o seu desespero.

E aqui estás o link:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/02/rostos-falsos.html

No final o conto faz uma referência a um certo personagem do mundo das creepypastas...


1 - Observados (2014)

E o primeiríssimo lugar vai para... bem, este que considero o meu melhor conto de ficção científica e foi de suma importância para ocultar temporariamente da memória a presepada que foi O Anjo Vingador. O melhor da leva, o melhor do ano e o melhor para mim. Creio que o que gerou o bom resultado foi minha habituação em apostar na narração em primeira pessoa, que serviu de ignição para todo o desenvolvimento e potencializou muito a emoção da trama. O conto possui um narrador-personagem que relata uma traumática jornada por um futuro apocalíptico e dominado por máquinas que obtiveram um nível mais evoluído de inteligência, lógica, estratégia e raciocínio, chegando a um patamar que está próximo de superar o que a humanidade não conseguiu até ali e, provavelmente, jamais o alcançará. Neste futuro, existe uma espécie de Rei conhecido como Inteligência Suprema, responsável por governar o mundo e instaurar um regime contra os humanos que defende um código de vigilância de 24 horas, ininterruptamente, monitorando cada movimento e ação, seja em residências, prédios ou penitenciárias, em qualquer lugar. O conto mergulha numa realidade distópica onde as próprias criações humanas subjugam seus criadores e assumem um papel de espécie dominante, dando início, assim, a queda da humanidade com o triunfo de seres que no passado podiam ser facilmente controlados. Meio que inspirado em Matrix, meio que inspirado em Exterminador do Futuro... há um pouco de ambos, o que serviu para engrossar o caldo.

Eis o link para conferir essa maravilha:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2014/08/observados.html


PS1: Reitero que isto é uma lista preliminar. Com o tempo, obviamente, criarei mais histórias que provavelmente vão ser merecedoras de integrarem o ranking, e, talvez, as posições que os contos listados atualmente ocupam mudem (dificilmente os dois primeiros lugares serão substituídos) com o aumento no número de boas histórias que vai refletir na extensão do ranking em 10, 20, 50...

PS2: "Rostos Falsos" e "Observados" consagram-se como clássicos do Universo Leitura, logo, por tal razão, não precisam receber sequências forçadas.



Lista falando sobre os contos que não chegaram a serem escritos:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/12/5-contos-meus-que-foram-cancelados.html

Lista sobre meus piores contos:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/12/meus-5-piores-contos.html

Da série "5 curiosidade sobre...":

Saga Ceifador/Trindade do Apocalipse:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/09/5-curiosidades-sobre-saga-o.html

Saga Ted:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/11/5-curiosidades-sobre-saga-ted.html



*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos ou intenções relativas a ferir direitos autorais. 

*Fonte da imagem: https://sobasestrelasolivro.wordpress.com/category/sobre-o-livro/



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

Números ou estrelas? Sobre as notas nas reviews...