Meus 5 piores contos


E cá estou novamente com mais um post tapa-buraco uma lista, e desta vez apresentando alguns de meus fiascos como escritor de histórias originais (muitas delas abordando o terror/horror), pois não seria muito justo tratar disso apenas com as fanfics. Afinal, minha fase de iniciante teve seus percalços e os resultados menos agradáveis acabaram me marcando de certa forma, mas o sentimento de frustração, por mais natural que fosse, não se mostrou tão intenso quanto eu esperaria, pois tais fracassos não me fazem ter vontade de cortar os pulsos ou me sentir um lixo nesse ramo. Talvez uma pequena perseverança me deu um empurrãozinho, aquela vontade de tentar repetidas e repetidas vezes pode ter servido para abrandar essa frustração.

Assim como minhas ficções de fãs mal-sucedidas, possuo certos contos originais que também não vingaram ou não tiveram uma boa receptividade (minha e público).

Confira abaixo:


1 - A Dama de Preto

Conto escrito em 2013 e meio que funcionou como um teste para me auto-avaliar criativa e narrativamente em desenvolvimento de enredos com alta carga de tensão e violência. Isso mesmo, só um teste. Foi meu primeiro conto de terror escrito em papel e precedeu O Ceifador. Estava entre os contos que seriam enviados para o site Minilua.com e, então, serem publicados na série "Contos Minilua", mas, com meu foco cada vez mais voltado às fanfics e a Saga Ceifador, ele ficou de fora e meio que caiu no "esquecimento".

A história narrava a trama de um homem que invade um antigo castelo/mansão (no meio de uma área residencial, o que soa bem inverossímil) e acaba roubando uma preciosa joia para dar de presente à sua esposa. No entanto, o item pertence a residente do castelo, Elizabeth, que, na verdade, estava morta. Para se vingar do roubo, Elizabeth confronta o casal.

Podia ser melhor. Era bastante promissor, mas acabou que, em vista de alguns detalhes falhos, foi relegado ao puro desprezo (e com razão, ao meu ver).


2 - Presos no Elevador

Meu primeiro e último conto erótico! Você não leu errado... de fato, era pura e simplesmente erótico. Dando aqui uma breve sinopse: O conto - também de 2013 - abordava a situação de um casal (um homem contratado a repórter e uma suposta prostituta) que fica preso no elevador (ah vá) do prédio do jornal Megadiário (nome legal só que não) e que vão rapidamente alimentando um desejo especial e mútuo... e o resto você pode imaginar como foi. Tentei até inserir um elemento sobrenatural, mas que se deu de forma subtendida (me refiro ao beijo que a personagem feminina deu no cara).

O negócio foi tão ruim, mas tão ruim, que acabei por excluí-lo pouco tempo depois. Fazia parte, também, do grupo de contos que nunca foram publicados no Minilua.com e me vem um alívio só de pensar que essa bomba sequer chegou perto de vir ao conhecimento dos leitores. Foi apenas uma tentativa estúpida e falível em escrever uma história com erotismo pesado e sem pudor e que, felizmente, foi condenada a "retalhadora".


3 - A Casa de 81 Portas

Este pode não chegar ao nível de ruindade do anterior, mas confesso ter cometido deslizes enquanto o desenvolvia. Tal como A Dama de Preto, esta história, baseada numa lenda real e escrita em 2013, poderia ter um melhor aproveitamento e gerado resultados mais satisfatórios. Contava a história de um jovem que ouve falar de uma casa mal-assombrada de oitenta e uma portas e resolve partir para uma "aventura" levando um monte de porcarias para se defender dos fantasmas que lá residiam, mas para fins "investigativos". O final trágico (não, ele não morre) não conseguiu segurar a trama ou compensar os escorregões dados ao longo do desfilar de bizarrices fantasmagóricas. O conto mostraria o preço da curiosidade humana em relação ao paranormal, mas os pontos fracos se sobrepuseram ao que seria melhor construído. A falta de costume para com a narração em primeira pessoa foi uma das principais causas do fracasso do conto, tornando o enredo menos natural e até um pouco forçado em dados momentos. Foi publicado no Minilua.com.

Caso queira conferir, eis o link:

http://luadesangue.com/contos-minilua-a-casa-de-81-portas-146/


4 - Deixe as crianças dormirem

Honestamente, acho-o um dos mais fracos já escritos por mim da leva de one-shots que foi publicada entre segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015. Certamente eu não me vi tão inspirado naquele dia quanto normalmente eu me sinto quando me ocorre aquela empolgação que faz os dedos ficarem loucos para teclar. Não foi natural. Chame de enche-linguiça ou tapa-buraco, as duas definições são totalmente cabíveis. Ué, se achou ruim, então porque publicou? Porque, na época, eu achava que o conto não era de todo o ruim como eu acharia que pudesse ser. Mas, atualmente, essa ideia de algo errado cresceu e o vejo como uma falha de enredo. E não tenho pretensão alguma de excluí-lo, melhor deixa-lo lá, bem quieto, talvez eu até o releia, mas quando eu estiver bem desocupado da vida, quando estiver bastante folgado do tipo não ter nada para fazer mesmo, seja num domingo entediante ou num dia aleatório e chuvoso.

Sobre a trama, ela narrava a história de um casal estéril que ansiava por um filho. Ambos recorrem a um orfanato a fim de adotarem uma criança. O homem acaba sendo contratado para servir de zelador do lugar, mas desvenda um segredo sinistro relacionado aos órfãos, os quais não são exatamente as crianças mais adoráveis do mundo. Não quando se sentem perturbadas.

O elejo como o menos pior desta lista. OBS: Isto aqui não é um Top 5, se caso fosse a lista seria em ordem decrescente.

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2015/01/deixe-as-criancas-dormirem.html


5 - O Anjo Vingador

Antes de tudo, devo dizer que foi o meu primeiro conto de ficção científica e, na época, 2013, eu ainda estava engatinhando como escritor de ficção. Um tema do qual eu pouco estava habituado. Tinha de tudo: Ação, drama, alienígenas, lasers, naves e toda a parafernália sci-fi. O título pode parecer um tanto desconexo com a trama, mas ele tem um sentido sim. Recordista em críticas negativas do grupo de contos que foram publicados no Minilua.com, a história de invasão alienígena não rendeu o esperado e foi rejeitada quando sua terceira e última parte foi publicada. Na época, confesso ter defendido-o com unhas e dentes, justificando (ou pelo menos tentando) vários pontos que fizeram muitos torcerem o nariz. Então, tenho que admitir: Ficou devendo, foi exagerado e mal executado. Não vou usar a desculpa de quer eu era somente um iniciante para elucidar um "desconto" pelos deslizes crassos da história. Foi também um momento importante no que diz respeito a lidar com críticas negativas e acredito que veio na hora correta e propícia para me policiar, não apenas àquele gênero, mas sobre os outros também, em todos, tanto em aceitação quanto em crescimento.

A história abordava uma invasão alienígena de Hy, um ser de outro planeta que veio avisar aos humanos que eles são perigosos para a Terra e que sem eles o mundo irá ter mais chances de sobrevivência e blá-blá-blá. Logo é revelado que Hy não passa de um subordinado de seres ainda mais perigosos e que chegam à Terra a fim de recrimina-lo e puni-lo, além de ameaçar a humanidade caso ele não se renda. A primeira parte até funcionou bem, mas foi mediana em análise geral. As duas últimas se configuram como mal-desenvolvidas pelos constantes excessos na ação, além da narração pouco ajudar, muito menos proporcionar alguma emoção, foi bem artificial mesmo. Bastante inspirado por O Dia Em Que A terra Parou e O Homem de Aço.

Parte 1

http://minilua.org/contos-minilua-o-anjo-vingador-154/

Parte 2

http://minilua.org/contos-minilua-o-anjo-vingador-parte-ii-157/

Parte 3

http://minilua.org/contos-minilua-o-anjo-vingador-parte-iii-162/

OBS: Cogito a possibilidade de um dia fazer um reboot (mesma história, outra abordagem) desta trilogia, mas no formato de uma série com temporadas. Um projeto distante, então, quem sabe, pode ser que role.



Fanfics que não deram certo #1:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/10/5-fanfics-minhas-que-nao-deram-certo.html

Fanfics que não deram certo #2:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2016/10/mais-5-fanfics-minhas-que-nao-deram.html



*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos ou intenções relativas a ferir direitos autorais. 

*Fonte da imagem: https://mariocampello.wordpress.com/2010/04/10/folha-amassada/




Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)