Baú Nostálgico #7: As Aventuras de Jackie Chan



                                                                                     ANTES

Definitivamente, ela entra fácil no ranking de desenhos que mais vi na TV Globinho. Não faço a menor ideia de quantas reprises, muito embora haja a certeza de que foram várias, já que é bem sabido que o programa espremeu a série até a última gota exaustivamente. Nunca que tal hábito foi mal visto. Pelo menos não por mim, que me divertia bastante com as tiradas cômicas, com as cenas de lutas e os plots principais. E não posso negar que minha personagem favorita é a Jade, chegando ao ato de ofuscar o protagonista em diversas vezes. Tio e sobrinha formavam uma dupla sensacional que dava gosto de ver em cena.

Não tenho uma memória exata a respeito do ano de estreia da série na TV brasileira (posso chutar que foi em idos de 2002/2003), mas posso afirmar que ela foi uma grata surpresa com seu ritmo, desenvolvimento de personagens, apresentando uma animação um tanto despreocupada com os cenários de fundo (quem não se lembra dos talismãs do dragão "escondidos" de forma meio subliminar em alguns episódios do arco de Drago?) e que priorizava mais os designs dos personagens e objetos importantes para a trama. A série tinha uma energia única e sabia contar uma história sem ser demasiada violenta.

Em 2005 pude assistir ao seu final, ocorrido na 5º temporada que cobre o arco de Drago, o filho de Shendu (provavelmente adotivo, porque né...). Foi meio agridoce ver a série terminar somente com Shendu e Drago brigando no reino dos demônios, esperava algo do tipo como uma despedida mais autêntica, teve-se a impressão de que tudo foi muito jogado e acelerado demais, porém com saldo, em boa parte, positivo porque tem esses personagens carismáticos que são capazes de salvar o episódio com suas respectivas funções.

No início de 2013 revi a série na internet, mas interrompi perto do fim da segunda temporada por uma razão que não me vem à lembrança (talvez ainda por não ter o costume de ver desenhos online e querer emular a experiência aos nos velhos tempos - nesse ponto não tinha como me defender).

Minha temporada favorita sempre será a segunda, a que aborda os sete demônios irmãos de Shendu e a interessante caixa Panku, mesmo sendo curta e com aqueles episódios enchedores de linguiça (podem sim ser chamados de fillers) - isto não é uma crítica, gosto de praticamente todos, sendo, um deles, o meu favorito: Origami. Claro, não desmerecendo as outras, como a primeiríssima por exemplo. Vai nessa escala: 2ª Temporada > 1ª Temporada > 5ª Temporada > 3ª Temporada > 4ª Temporada. Pois é, o plot das máscaras Oni não me convenceu, Tarakudo foi um vilão que me pareceu muito saído de última hora para suprir a demanda.

Não poderia deixar de mencionar os talismãs de Shendu! Eu, como fã, desejei, nos tempos de ouro da TV Globinho, ter um daqueles, principalmente o do rato (dar vida a brinquedos). E pra encerrar esta parte, devo citar o personagem mais cômico da série: O tio Chan e seu clássico feitiço "Uh Mu Bu Gai Fei Di Tal", além das memoráveis frases como "Mais uma coisa" e "Os talismãs não são importantes!".

                                                                                      AGORA

Já fazem quase 4 anos que não vejo um episódio inteiro e creio ser seguro dizer que pretendo rever a série em algum futuro próximo, relembrar essa maravilha de desenho animado que vale cada minuto.

O que aprendi com As Aventuras de Jackie Chan:

"Só a magia derrota a magia."




*A imagem acima é de propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos ou intenções relativas a ferir direitos autorais. 

*Imagem retirada de: http://www.tvsinopse.kinghost.net/a/aventuras%20de%20jack%20chan.htm



Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)