Baú Nostálgico #9: Beyblade

Primeira série de anime da franquia produzida pela Madhouse 


                                                                                       ANTES

Foi uma mania passageira, de fato. Mas é indubitável que deixou sua marca na infância de muitos. Há mais de 10 anos estreava Beyblade na TV Globinho com uma proposta até então inédita apresentando competições entre personagens que disputavam campeonatos nos quais utilizavam-se "piões" aprimorados chamados de beyblades - cujo trunfo eram as famosas feras-bits que fazendo uma análise minuciosa, na medida do possível, eram os elementos que mais careciam de desenvolvimento. Mas não me prolongarei nesse pormenor pois isso aqui não é uma review, muito menos aprofundar questões do tipo "É meio risível disputas entre crianças que lançavam seus "piões" para vê-los fazerem faíscas e despedaçarem-se serem levadas tão a sério pelos personagens mais adultos", pois o intuito da série é ser rápida e objetiva.

Ganhei a minha primeira beyblade no mesmo ano de estreia do anime aqui no Brasil, com disparador e aquele negocinho lá que você puxa para fazer a beyblade cair na arena. Era branca por cima com uns detalhes vermelho e verde naquelas pontas e preta por baixo. No centro da parte superior havia um pequeno adesivo redondo que minha inocência me fazia acreditar ser a "Dragoon" (a fera-bit do protagonista, porque sim). Até que em um belo dia a "Dragoon" (com aspas mesmo) viu o seu trágico fim numa parede em uma colisão que me impactou de certa forma. Lá estava ela em pedaços e sua morte me deixou na "bad" por dias.

Após meses recorrendo ao improviso com as "beyblades" nas versões tampinha de detergente com disparador de linha para costura e tampinha de garrafa PET (eu até coloria a parte superior rs) atravessada com palito de fósforo (?), pude, finalmente, adquiri uma outra no mesmo modelo (made in China), o mais próximo possível com o do desenho da TV. Esta segunda (e minha últimas das "oficiais") tinha anel de energia colorido com laranja e vermelho (adesivo, aliás), anel de fusão e eixo de rotação mais robustos em relação a anterior, e com uns atributos um tanto desnecessários, como, por exemplo, tocar uma musiquinha psicodélica enquanto girava, sem falar das luzinhas piscantes (ecos fantasmagóricos da tal musiquinha ressoam na mente até hoje quando lembro de beyblade).

Falando sobre o anime, seguia alguns clichês shonens como o protagonista obstinado e o personagem membro isolado da equipe no melhor estilo lobo solitário/anti-social/ranzinza e com uma pinta de vilão (sim, me refiro ao Kai).

Acontece que a franquia animada aparentemente fadou-se a sofrer do mesmo mal de Yu-Gi-Oh!: Spin-offs que não superam a obra original. Foi assim com Metal Fusion, do qual só vi poucos episódios em 2011. Portanto, fico com a primeira série e V-Force (a sequência onde os personagens da animação clássica estão meio pálidos e encolhidos - eufemismo para infantilizados fisicamente, mas a série em si é divertida, respeitando sua predecessora).

Ainda em 2011, revi a primeira série, mas por alguma razão imemorável não passei do episódio 13 (deve ter sido preguiça).

Personagem favorito: Kai (como não gostar de anti-heróis?)
Personagem menos favorito: Max (sempre o achei um porre, diria que esquecível e substituível).
Equipe favorita: Os inesquecíveis White Tigers.

                                                                                       AGORA

Pretendo, em algum futuro próximo, rever o primeiro anime completo, assim como o farei com Yu-Gi-Oh! Duel Monsters e Medabots. Com a wathclist lotada este ano, muito dificilmente sobrará tempo para rever este clássico que gerou uma febre curta, embora marcante. A colocaria em terceiro lugar, atrás de Yu-Gi-Oh! e Pokémon (sempre imbatível e demonstrativamente atemporal).





*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Anime/Beyblade

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Bob Esponja