Baú Nostálgico #18: Martin Mystery


                                                                                     ANTES

Este aqui, sem dúvida nenhuma, foi uma surpresa de descompassar o coração na sua época de estreia lá em idos de 2006 (ou seria final de 2005?). Há mais de 10 anos estreava na sepultada TV Globinho a animação que, me atrevo a dizer, consegue proezas que sua irmã, Três Espiãs Demais, não conseguia. É um pouco difícil de explicar. Martin Mystery tinha toda uma proposta que envolvia um leque vasto de possibilidades em se tratar de eventos sobrenaturais. Uma série que, à primeira vista, já estava evidente que passava-se no mesmo universo das espiãs por conta do traçado, estilo de animação e filtro. A maior parte das animações do estúdio francês Marathon que já vi possuem animação desse tipo. Martin Mystery era um pseudo-anime que me conquistou por simplesmente ser novidade.

Um trio de investigadores (dois jovens e um homem das cavernas adequado aos tempos modernos - o inesquecível Java) em jornadas para desvendar casos que incluem fantasmas, monstros, gosmas verdes e outras bizarrices de caráter místico/paranormal. Tudo bem, tinha Scooby-Doo, mas a pegada de Martin Mystery tinha um diferencial, era um universo muito bem diversificado. Adorava nas introduções dos episódios quando a cena congelava exatamente em determinado personagem ou objeto ou no monstro da semana com um filtro diferenciado mais o título do episódio. Isso me ajudava a imergir na trama, além de ser um ótimo atrativo também, realmente valia a pena acompanhar. Muito mais voltada à comédia do que pela ação, em meu ver.

Tinha o famoso relógio do protagonista que... de fato não me recordo para o que diabos aquele negócio servia. Sempre tem aquele personagem com quem você não estabelece uma sintonia, com quem você não cria nenhuma simpatia e essa era Diana, a irmã de Martin, que era a chatice ao cubo - compete no páreo com a Gwen, de ben 10, nesse aspecto. Nunca gostei dela, seu comportamento sempre me obrigava a estar do lado do Martin por acha-la injusta com ele.

Ao lado de Hamtaro, Martin e suas aventuras sucumbiram ao esquecimento após o seu desaparecimento misterioso da grade e foi uma ausência que lembro de ter passado um pouco despercebida. Se não me engano, a série saiu da grade antes da Copa do Mundo de 2006, entre Junho e Julho, já que em Agosto vieram novas atrações como Power Rangers Tempestade Ninja e as tardias primeiras sagas de Dragon Ball Z (com aqueles cortes fabulosos que só a senhorita Globo sabe fazer).

Numa "googlagem" pela internet, vi que o desenho teve 66 episódios. Tenho quase certeza que nem metade disso foi exibido na TV aberta.

                                                                                AGORA

Muito provavelmente irei revê-lo em breve, não é de hoje que venho mantendo essa chama acesa de nostalgia por essa série que girava em torno de uma paixão minha: o sobrenatural. Sam, Clover e Alex ficaram para trás durante a passagem dessa série na minha vida.


PS1: Em todo final de episódio aparecia ali embaixo na tela o nome "Marathon" naquele retângulo vermelho. Esse símbolo, a princípio, não aparecia nas primeiras temporadas de Três Espiãs Demais se bem me lembro, tendo, talvez, aparecido lá pela terceira temporada com os então novos episódios que passavam a partir de 2006 (eu acho), mesmo ano de lançamento de sua série-irmã Martin Mystery. Mesmo estilo de animação, mesmo estúdio, portanto mesmo universo! Era óbvio. Só ficava aguardando o bendito crossover acontecendo logo e não consigo lembrar em qual das duas séries ele ocorreu.

PS2: Correção: Uma pequena errata ali no início. Na verdade, Martin Mystery estreou na TV Xuxa, na época ocupando os horários que a TV Globinho preenchia antes de ser limitada aos sábados (até abril de 2008). O desenho era apresentado como a última atração na esquecida Sessão X.

PS3: Ah, aí está, lembrei para o que ele servia:




*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://kartoonzworld.wordpress.com/2011/03/21/martin-mystery-complete-series/
                                     http://thatsridicarus.soup.io/tag/martin%20mystery



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

5 personagens odiados de Dragon Ball