Baú Nostálgico #20: Pica-Pau


                                                                                  ANTES 

É com esta edição que encerro temporariamente a sequência de desenhos animados clássicos, iniciada a partir do #11 com Scooby-Doo, que foi quebrada por Hamtaro e Martin Mistery (ainda um pouco recentes para serem tratados como a maior parte das animações desta sequência) por conta de minha vontade em fazer desta vigésima algo especial para abordar minhas aventuras tresloucadas com essa ave traquina. E lá vamos nós abrir novamente esse Baú Nostálgico, tirando as teias de aranha e a poeira! Meu começo de "namoro" com esse desenho está como um quebra-cabeça com peças desorganizadas na minha mente e eu perdi algumas. Mas tenho certeza que o conferi primeiramente na Globo (sem o sufixo "bosta" dessa vez, vai ser assim quando eu menciona-la em alguma coisa realmente agradável que ela trouxe à telinha e como a tratou). Lembro até da curtíssima abertura de fundo azul marinho com o personagem sorridente no centro e o nome acima dele. A princípio, o vi como um desenho antigo comum, do tipo que dava para passar o tempo sem se apegar demais.

A exibição na platinada foi somente um aperitivo ao meu gosto. Vale citar também O Novo Pica-Pau em sua apresentação pelo SBT onde eu peguei algumas cenas até poucos anos depois estrear na Record. Acho que não menciono a Record desde o BN de Pokémon postado em Dezembro passado. Foi exatamente a partir do final de 2006, época de muitas mudanças, eu estava terminando minha saudosa quarta série, e foi desse período em diante (até 2008 mais ou menos) que consumi Pica-Pau em overdoses de reprises incansáveis. Chegava do reforço escolar no fim da tarde, ligava a TV, colocava no canal 8 e lá estava para o meu puro deleite. Acompanhava diariamente e os backgrounds com os títulos dos episódios (eram 5 ou 6 por dia) me levavam a fazer uma "sequência" na mente, organizando as imagens com os nomes dos episódios, para me lembrar de quantos ou quais foram exibidos e em certo ponto desse acompanhamento a quantidade começou a variar e com o tempo fui perdendo essa mania, mas não a vontade de conferir mais do pássaro travesso de risada inconfundível e incomparável. A série de 1999 não é nem de longe a melhor fase do personagem, porém acredito que a maioria das histórias fazem um bom entretenimento apesar da qualidade da animação decrescer gradualmente. Meus episódios favoritos eram sempre com o Zeca Urubu (voz do Mauro Ramos que casou perfeitamente com o vilão) e a Minny Ranheta. Desta e das séries anteriores que não me dei ao trabalho de pesquisar quantas são ao todo para poupar tempo, além do fato disso aqui não ser uma enciclopédia ou biografia do personagem para ficar falando de concepção, design e trajetória na TV.

Com relação às séries antigas, foi bastante contentador a Record trazê-las pouco tempo depois das exibições já àquela altura exaustivas do desenho menos prestigiado do Pica-Pau. E aí foi o auge determinante. Conhecer aprofundadamente as animações com o selo Clássico de Ouro de aprovação fez de Pica-Pau uma atração indispensável no horário nobre. Personagens memoráveis como Pé de Pano,  Zé Jacaré e o Andy Panda estavam sendo vistos pelo que eu sentia ser a primeira vez. Foi nessa parte desse vício por Pica-Pau onde eu pude ter contato com muitas roupagens e encarnações do personagem em episódios que mal lembrava de ter assistido na Globo. Do Pica-Pau "biruta" (quem não se lembra do episódio do rachador?) ao que topetudo com seu inseparável companheiro Pé de Pano se aventurando em cenários de faroeste. Da versão diabrete à mais politicamente correta. Enfim, foram muitas abordagens e transformações, indiciando até uma ideia de universos alternativos (Já imaginou um crossover com as versões? Sonhar não custa nada). Ademais, era possível notar, às vezes, pelos filtros de animação qual desenho veio antes e depois.

Listarei aqui os 10 melhores episódios na minha humilde e sincera opinião:

1 - Afanador de gasolina. 

2 - "Vodu é pra jacú" 

3 -  Pague os 50 centavos. Aquele com a bruxa azarada tentando encontrar sua vassoura mágica e que cita a famosa frase referida no primeira parágrafo e que, por sinal, possui outra frase que tornou-se um meme: "Fui tapeado!". 

4 - Um Seguro Furado (sério, ver aquele negócio perseguindo o Dooley era meio tenso). 

5 - O Gato a Jato. 

6 - Aquele que tinha um rei que gostava de ouvir o canto do seu pássaro e ele acaba morrendo, sobrando para o Pica-Pau assumir o lugar, rola um casamento e a princesa vira uma bruxa no final, é bem louco, como só Pica-Pau tem a oferecer. 

7 - Cataratas do Niágara (eu posso rever inúmeras vezes a cena do cara no barril caindo na cachoeira e aquele pessoal gritando que ela não vai deixar de ser engraçada). 

5 - O Barbeiro de Servilha. 

6 - Nascido para Picar (Emocionante! Quase me esqueço).

7 - O do rachador. 

8 - Aquele em que o Pica-Pau assiste à uma luta-livre com participantes bizarros. A melhor parte com certeza são os comerciais que interrompem a programação. 

9 - Indústria Vital. 

10 - Pica-Pau vs. A Fome. Como esquecer do duelo de risadas macabras hein? 

Menção honrosa:

"Você disse pipoca quente na manteiga?" - Jubileu, o corvo. 

                                                                                  AGORA

Já sei exatamente como preencher o tempo quando não tiver absolutamente nada do que fazer: Assistir um episódio avulso de Pica-Pau. Vale de qualquer série. Pica-Pau tem múltiplas facetas e é essa diversidade toda que me estimula a rir de suas trapalhadas.


PS1: O Ministério da Censura adverte: Pica-Pau faz o arquétipo de menino mau, arteiro, diabinho, psicótico, terrorista, insano, malevolente, pimentinha, sacana, debochado, entre outros adjetivos. Se assistido excessivamente pode levar a danos na psiquê serelepe de seus filhos. Indique Peppa Pig que é mais educativo.
(Sarcasm Mode: Off).

PS2: "'Essa viagem é realmente necessária?' É claro que é necessária! Eu sou o diabo necessário!" - Woodpecker, Woody.

PS3: Live action do Pica-Pau no comecinho de Outubro! Vou na pré-estreia (só que não, mas provavelmente vai ter review aqui no blog depois que estiver online).

PS4: Todos gritando: "AEEEEEEEEEEEEE!!!"




*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://mobile.natelinha.uol.com.br/noticias/2012/04/23/desenho-animado-equotpica-pauequot-ameaca-lideranca-da-globo-no-ibope-49039.php
                                     https://imgur.com/gallery/Z1yiYJ8



Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de O Homem de Aço

Cinzas