O fim (?) de Dragon Ball Super


Eu já temia não faz muito tempo, diria que lá no fundo até me preparei psicologicamente. A postagem aqui não é uma homenagem à franquia como um discurso de "velório" por conta das surpreendentes notícias que pipocaram nas interwebs. Resolvi fazer esse texto na intenção de apontar algumas possibilidades com as informações que apurei até o presente momento. O interrogação no título tem significado. Tenho que confessar, como fã inveterado e fascinado por Dragon Ball, que isso caiu como uma bomba no meu colo. Senti aquele baque súbito, depois voltei ao meu normal por lembrar que uma vez que havia considerado que esse dia chegaria logo eu precisava estar lidando com maturidade - independentemente de Dragon Ball Super conter erros que deixam os fãs mais puristas doidos, estou falando em tratamento de uma obra sobre Dragon Ball e só por isso a "despedida" merece ser evocada tal qual o fim do Z lá em 1996. Aliás, do GT também.

Por que pus as aspas? Não, não é porque a ficha não caiu ainda, estou lúcido até demais, tem a ver com uma das possibilidades que considero, as quais enumero mais abaixo. Resumindo aqui a bomba da vez: Saiu num jornal japonês que um anime chamado Gegege no Kitaro (uma nova versão, pois é uma obra com anos de estrada, bem antiga) irá ocupar o horário destinado à Dragon Ball Super, as 9h da manhã de domingo a partir de 1º de Abril. E o pior que tiveram incrédulos que julgaram isso como pegadinha de dia da mentira, sendo que tal "data comemorativa" sequer existe no Japão. Só não é pior que quem está desejando, com comentários impulsivos, que a Toei Animation e a TV Fuji se explodam, porém eu entendo esse frenesi, mas o pessoal tem que pôr na cabeça uma coisa simplíssima e que devia ser de conhecimento desde a infância: Nada dura para sempre. Dragon Ball Super é um grande fanservice, inegavelmente. Além do mais, precisa ter em mente que esta linha de enredo, da obra como um todo, não se sustentará eternamente pela grandeza a que as coisas chegaram e o padrão marcante da série em apresentar uma ameaça mais poderosa a cada arco reforça tal eventualidade. Tudo, em algum momento, entrará em "colapso". A solução para isso começa com "Re" e termina com "boot". Não há outra saída que não seja esta.

E se realmente for o fim? O que se pode fazer? Eu, particularmente, não creio que o episódio 131 seja o derradeiro. Pode ser de Dragon Ball Super, mas não da franquia animada. O fandom exagera que é uma beleza né? Já vai falando aos quatro ventos que não terá mais anime de Dragon Ball nunca mais. Atitude bem precipitada. Bem, não vou gastar meu teclado falando das reações exaltadas do público que quer incendiar a Toei, fazer textão xingando e protestar, portanto direi aqui quais hipóteses eu realmente levo em conta (da mais provável a mais dispensável):

1) (Hiato) O vindouro filme focado na origem dos saiyajins.

A justificativa para uma pausa pode se dar pelo recente anúncio de um novo longa-metragem de Dragon Ball para os cinemas em Dezembro de 2018 e como o anime para no finalzinho de Março, certamente daria uma janela de tempo para os produtores se dedicarem a um projeto desse porte.

2) (Hiato) O mangá de Toyotaro ultrapassará o anime.

Tanto é que ele já afirmou que o mangá poderia alcançar o anime. Justificativa alternativa para a pausa após o episódio 131. Com isso, teríamos o retorno da série apresentando uma história adaptada da história antecipada no mangá, como nos velhos tempos em que a Toei baseava-se na obra original, inseria fillers quando ficava muito próximo, aquele processo bem conhecido. Entretanto, o mangá é mensal, o que forçaria um rígido teste de paciência para a volta do anime.

3) (Continua/Mudança de horário) O anime pode simplesmente ser realocado a um horário diferente.

Muito se falou em substituição, o que pelo menos pra mim não significa o fim. E quando quero dizer fim estou me referindo a Dragon Ball Super com relação à esta hipótese. Há um scan com os títulos e sinopses dos próximos episódios (tirando o 123 que já foi exibido) que são o 124, 125 e 126.


O episódio 126 possui uma data curiosa demais para ser ignorada. Dia 07 de Fevereiro, uma quarta-feira. Tsutomu One, diretor de animação deu uma declaração que serviu de complemento afirmando:

"Então, as notícias de que Dragon Ball Super terminará a sua transmissão na Primavera (em março?) se tornaram públicas. Descobri ontem que o episódio 126 seria minha última vez como diretor de animação." 

Eu não faço ideia de como funcionam as coisas na Toei a respeito de direção, produção etc. Também não sei dizer se é uma confirmação concreta do encerramento da série. Será que tem conexão com uma suposta troca de horário? À parte das dúvidas, eu digo que DBS migrar ao horário nobre seria bastante efetivo, mas nesse caso é só meu sonho de fã mesmo. Ou o scan errou na data. De longe, este é o ponto mais intrigante nessa reunião de possibilidades. O segundo mais descartável.

4) (Hiato/Morte de Hiromi Tsuru) Escolha de uma nova voz original para Bulma.

A seiyuu da Bulma faleceu no fim do ano passado e comentou-se bastante sobre quem a substituiria quando o Torneio do Poder se finalizasse. Acontece que o arco da Sobrevivência do Universo está às portas do desfecho, na reta final, e até agora nada falado de quem emprestará voz à esposa de Vegeta. A questão é: O motivo da pausa não seria o ganho de tempo para selecionar uma nova seiyuu? Sim, eu sei, tem a hipótese do mangá que emana mais probabilidade, mas é inútil colocar na balança. Anime e mangá tem importância juntos, independente da preferência de cada um. Eu curto ambos, aliás. Não sei se Bulma vai dar as caras no epílogo da saga e é exatamente esta dúvida que põe em cheque a hipótese inteira - de todas, a mais improvável.

                                                                                   ###

Eu ter preferido a tranquilidade de aguardar novas informações, não significa que estou conformado. Gosto de Dragon Ball Super e sei que há muito que explorar e, sobretudo, melhorar e fiquei triste sim com a notícia. O arco atual escancarou tantas portas que chega a ser inimaginável terminar tudo logo tão assim de uma vez, faltando apenas 8 episódios. Nenhum roteirista em sã e plena consciência largaria um projeto que rendeu abrangências mais amplas na história, potenciais de serem destrinchadas conforme a sua vontade. Nesse sentido, eu me recuso a acreditar que Dragon Ball possa encerrar sua caminhada pela TV no formato que o consagrou como um dos maiores produtos da cultura pop de todos os tempos. Não vejo como um adeus. Encaro mais como Até breve (ou não tão breve, mas o "até" já basta rs). Então, sem choro. Vai vir um filme aí, muita coisa anda sendo preparada, e quero apostar que uma continuação da fase Z esteja incluída nesse combo de novidades.

Se acabar mesmo, vai deixar saudades, não minto. Que não esperemos mais do que 18 anos para termos uma nova série de Dragon Ball, é apenas o que eu desejo.


*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://dentrodachamine.wordpress.com/2015/05/24/quando-era-para-ter-sido-o-final-de-dragon-ball/
                                     https://pt-br.facebook.com/KamiSamaExplorer/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist